Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis - CEPER - UERJ

Quem Somos

  • Inaugurado em 24 de outubro de 2006 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, o Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis - CEPER é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - SEDEIS e a TERMORIO - Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola.
  • O Centro encontra-se instalado no prédio anexo da Rua Fonseca Teles 121 - São Cristóvão - RJ, numa área de 600 m2, com o objetivo de promover a formação técnica, desenvolver estudos e incentivar a utilização de fontes renováveis de energia como complemento e inovação às fontes convencionais, funcionando como catalisador de investimentos em pesquisa e desenvolvimento voltados à energia alternativa, atendendo, principalmente, empresas de petróleo, gás natural e energia elétrica. A idéia é identificar, cada vez mais, alternativas energéticas e diminuir o consumo de combustíveis fósseis."
  • O CEPER atuará em três linhas básicas de pesquisa: Energia Solar, Eólica e de Biomassa. Porém, faz parte do projeto incluir, também, estudos sobre a energia gerada pelos novos biocombustíveis e pelas ondas do mar.
  • No laboratório de Energia Eólica, um dos projetos é a construção de um aerogerador de 5 kW, com apoio da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e da empresa ENERSUD. Além disso, também estão sendo feitas modelagem de máquinas elétricas para aerogeradores de pequeno porte.
  • Na área de energia solar, está sendo instalada uma Estação Meteorológica local, com acesso público pela Internet e estão sendo desenvolvidos, um coletor solar de baixo custo para aquecimento de água em habitações populares e um dessalinizador de água do mar. Está sendo adaptado um Sistema Fotovoltaico europeu para operar em condições tropicais.
  • Ainda na área de energia solar, esta sendo desenvolvido um veículo de tração elétrica cuja recarga de suas baterias será por Sistema Fotovoltaico.
  • E na área de Biomassa, há projetos na área de biodiesel - análise química e termodinâmica, e ensaios em motores e máquinas térmicas.